Com o crescente aumento dos estúdios de gravação e produtoras musicais independentes e, cada vez mais, músicos atuando nesta área, o mercado fonográfico passou a exigir profissionais competentes, com formação sólida e focada.

Frente a esta realidade, a UCPel criou o Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica, com uma proposta diferenciada, estruturado com disciplinas específicas para o conhecimento musical, como: Teoria e Percepção Musical, Arranjos e Composição, Prática de Instrumento, e outras imprescindíveis para a formação do tecnólogo, tais como: Computação Básica para Música, Software e Hardware, Acústica, Produção Fonográfica e Marketing Cultural.

O Curso tem como objetivos:

estimular o desenvolvimento de competências artísticas e científicas, envolvendo o pensamento reflexivo;
proporcionar o desenvolvimento, a divulgação e a apreciação da criação e da execução musical em todos os meios e fins;
formar profissionais aptos a participarem do desenvolvimento da área e a atuarem profissionalmente nos campos musicais instituídos e emergentes;
formar profissionais com competência musical e tecnológica;
desenvolver competências e habilidades que contribuam para a melhor produção musical – artística e comercial – através da tecnologia moderna disponível.

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2008. Com uma estrutura curricular flexível, moderna e diferenciada, foi projetado com disciplinas específicas para este ramo do conhecimento musical e outras imprescindíveis para a formação do tecnólogo, em consonância com as Diretrizes Curriculares propostas e o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica deverá ser um profissional criativo, com habilidade e competência no domínio dos recursos tecnológicos utilizados na produção e difusão fonográfica, capaz de atuar em todas as etapas do processo: pré-produção, produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Conhecer tecnologias de gravação e produção de CDs, estúdios de áudio, vinhetas e obras musicais. Operar em produtoras, gravadoras, estúdios de gravação e sonorização de eventos e espetáculos. Mais especificamente:

produção de trilhas e efeitos sonoros especiais para teatro, cinema, games;
produção de espetáculos ao vivo, bem como gravação e posterior edição em estúdio;
operação de estúdios de áudio; aperfeiçoamento da qualidade do som;
edição de CD´s e DVD´s/Blu-Ray, relacionados à produção musical;
produção de arranjos, vinhetas, comerciais e trilhas para TV, rádio e produtoras;
criação de produtoras musicais independentes;
domínio da área tecnológica (softwares e equipamentos musicais), leitura musical e percepção auditiva apurada.