O Museu da Baronesa é um dos importantes lugares de preservação da memória da cidade de Pelotas. Ele está contextualizado no final do século XIX e início do século XX, época marcante no passado da cidade. Pelotas vivia um momento em que sua economia alcançava o auge, em função da indústria charqueadora que se concentrava basicamente nessa região. As charqueadas geravam enorme riqueza, pois exportavam o charque para quase todo o país – os senhores compravam o charque para alimentar os escravos.

A sociedade que daí surgiu tornou-se, com o decorrer do tempo, bastante diferenciada das demais cidades da Província. Tinha caráter escravocrata, pois a charqueada dependia da mão-de-obra escrava, diferentemente da estância.

As famílias de posses desenvolveram uma forma de vida característica, muito ligada aos hábitos europeus, pois viajavam muito para a Europa. A moradia, as vestimentas e os objetos de uso cotidiano eram extremamente luxuosos e requintados. Além disso, essas famílias investiram na modernização e embelezamento da cidade. Também se dedicaram à atividades artísticas e intelectuais, ficando conhecidas na Província e no Brasil pelo valor que davam ao teatro, à música e à literatura.

O Museu da Baronesa conta essa história através de seus objetos, mas também através do ambiente: o tamanho da casa, sua arquitetura e tudo o que compõe o extenso parque, representam a forma de vida das famílias abastadas desse período. A partir do Museu podemos refletir sobre os hábitos, o cotidiano, o modo de ser e de viver de uma elite diferenciada no espaço e no tempo.

No Museu da Baronesa há diferentes tipos de objetos: móveis, vestimentas, acessórios de vestuário, objetos de uso cotidiano, de decoração. O mobiliário pertence às coleções Família Antunes Maciel e Adail Bento Costa, os têxteis pertencem às coleções Família Antunes Maciel e Antonia Sampaio . Os demais objetos são provenientes dessas coleções e de doações diversas.

Funcionamento
De terça a sexta estará aberto para visitaçao das 13:30 às 18:00.

Contato
(53) 3228-4606

Endereço
Av. Domingos de Almeida, 1490, Bairro Areal, Pelotas/RS.